Que o açaí é uma fruta tipicamente brasileira todo mundo já sabe. No entanto, como tudo que faz parte da natureza nacional - ainda mais em se tratando da Amazônia - acaba despertando a cobiça da indústria estrangeira para exploração econômica.
Essa semana, nós que amamos o açaí, tivemos a ótima notícia de que a Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei do Senado (PL 2787/11) que declara o açaí como "fruta nacional".
Até aí nenhuma novidade no âmbito do nosso conhecimento, mesmo porque nós sabemos o quanto ela é brasileira, mas as coisas não são tão simples assim.
Esse projeto é importante porque protege o Brasil na questão dos royalties e na exploração, ou seja, os países estrangeiros que estão de olho em nosso "ouro arroxeado", não poderão registrar patente de qualquer produto relacionado ao açaí, tirando qualquer possibilidade de que, no futuro, termos que pagar licença aos gringos para saborear do nosso próprio patrimônio.
O próximo passo é a aprovação da Câmara e o sancionamento da Lei pela presidência da República.
O Açaí Villa Roxa tem orgulho de ser brasileiro e de ter como produto a mais brasileira de nossas frutas - o açaí e aprova essa iniciativa do governo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário